Neuroaprendizagem
Neurociência aplicada à Educação
Tecnologia
Desenvolvimento e Suporte em Geral
Mídia
Assessoria e Produção de Audiovisuais

 

Paper Craft - Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii) - Turquia

 

Mesquita AzulDentre diversas atividades que podem ser desenvolvidas para estimular nosso cérebro estão os trabalhos manuais, que ajudam no controle motor fino. Quando esse trabalho manual é aliado a uma necessidade de atenção e até de identificação (entender que peça se encaixa com qual, etc.), teremos um belo trabalho cerebral. Assim, apesar de parecer uma atividade infantil e que não gera benefício algum aos adultos, a montagem de modelos em papel pode sim ser muito estimulante para os adultos, sem contar que pode se transformar num belo passatempo!

Nesta linha, forneço abaixo um modelo para ser montado com essas características: Além de ser um artesanato, é um quebra-cabeças e posteriormente se torna uma peça de decoração! Basta imprimir o modelo, e com tesoura e cola (preferencialmente bastão), realizar a montagem.

A Mesquita azul é uma mesquita otomana de Istambul, Turquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. É um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia. As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo. A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens. Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.

Para imprimir o modelo, clique em alguma página com o botão direito e utilize a opção IMPRIMIR. 

 

 

   

Adriano Freitas
Profissional de Informática
(Tecnologia da Informação, TI) e
Neurociência aplicada à Educação
Nova Friburgo, RJ / Rio das Ostras, RJ
Barra de São João, RJ

 

 

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Principal Celular