Neuroaprendizagem
Neurociência aplicada à Educação
Tecnologia
Desenvolvimento e Suporte em Geral
Mídia
Assessoria e Produção de Audiovisuais

 

COMO FAZER EM CASA UMA DRYBOX - Para Armazenagem de Equipamento Profissional

Além de cuidado no manuseio, os equipamentos de fotografia profissionais exigem uma armazenagem adequada. Sem ela condensação e fungos podem surgir e danificar o equipamento e suas lentes, que possuem uma fina camada que se deteriora de forma irrecuperável com o aparecimento dos fungos.

Ao contrário do que muitos pensam, manter todo o equipamento guardado em bolsa, mesmo que própria para os mesmos, não é o indicado. Elas impedem a passagem de raios UV (que ajudam a impedir o aparecimento de fungos), bem como favorecem a concentração de umidade, principalmente em algumas localidades mais úmidas.

O ideal é armazenar as lentes e equipamentos em uma caixa adequada e utilizar as bolsas apenas quando for transportar o material. Mesmo assim, aconselha-se a sempre limpar bem a bolsa e antes de utilizá-la, dar um banho de sol.

Os grandes inimigos da parte ótica de sua câmera são: a umidade, materiais orgânicos (presentes em poeira) e a escuridão (falta de raios UV).

No mercado existem as chamadas "Dryboxes" para armazenagem de equipamentos, nem sempre encontradas facilmente e na grande maioria das vezes muito caras. A ideia é que sejam caixas herméticas que evitam o contato com a poeira e controlam a umidade, além de algumas ainda possuírem até lâmpada de UV.

Para nossa felicidade, é possível construir de forma bem mais barata uma Drybox caseira. Abaixo mostro como fiz a minha:

 

Drybox
COMECE PROVIDENCIANDO
O SEGUINTE

MATERIAL:

 

Streadicam 01
- Um HIGRÔMETRO
(aparelho que mede umidade relativa do ar). Atualmente é fácil encontrar, existem diversos relógios digitais vendidos em lojas de produtos populares que mostram essa informação.

 

Streadicam 01
- Um produto a base de cálcio ou sílica (ou mesmo os dois). Esses utilizados para absorver a umidade de armários e outros.
- Uma cola a base de Silicone. Aconselho não utilizar outro tipo, visto que não aderem à maioria das caixas plásticas atualmente existentes no mercado.

 

Drybox
- Uma caixa plástica em tamanho suficiente para conter todo o material desejado (câmera, lentes, cartões, etc). Deve ser transparente e não colorida. Importante que a caixa deve ser o mais hermética possível. Preferencialmente as que possuem trava para dar pressão ao fechamento da tampa.

 

 Drybox
- Potes plásticos menores. Esses não são obrigatórios, mas aconselho para uma melhor organização.

 

Drybox
- Uma folha de EVA grossa.

 

Drybox
COMO FAZER:

Pra começar. corte tiras de EVA e cole na borda da caixa com a cola a base de silicone. Isso fará com que fique vedada ao ser fechada e as travas serem abaixadas.

 

Drybox
Em seguida prenda os potes menores pelo fundo, também com a cola a base de silicone. Os tamanhos e posições podem ser os que você achar melhor. Elas serão usadas para acondi- cionar as lentes e outros acessórios para que não fiquem soltos. Use sua criatividade!

 

 Drybox
Em uma das laterais, fixe o medidor de umidade de forma que fique visível pelo lado de fora da caixa, cuidando para não obstruir o sensor ou prender de forma que não seja possível a troca de pilhas.

 

 Drybox
Para um melhor acabamento, corte o EVA e coloque no fundo dos potes e espaços vazios da caixa. Também coloque o produto desumidificador. Eu por questões estéticas, retiro o rótulo de tudo!

 

 Drybox
Feito isto tudo, arrume seu equipamento dentro da caixa e feche a tampa, travando. Você perceberá que rapidamente a umidade será controlada. No meu caso, assim que fechei a caixa, o medidor marcava 75% de umidade relativa do ar. Depois de aproximadamente uma hora, estava em 43%!

 

MAS ATENTE PARA AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:

- A umidade relativa deverá ser mantida entre 30% e 60%, nunca menos que 30% pois pode prejudicar os mecanismos que utilizam lubrificação e 60% já é considerado crítico para surgimento de fungos. Eu tenho procurado manter em 40-45%. Para poder efetuar o controle, você deverá aumentar ou diminuir a quantidade do desumidificador de acordo com o tamanho da caixa (colocar 1, se ainda permanecer alto, aumentar para 2 ou então para um pote maior e outro menor, etc)

- Um elemento que ajuda muito a impedir o surgimento de fungos são os raios UV. Por isso a caixa transparente. Ideal deixá-la em local com luz natural (não diretamente no sol. Se não houver essa possibilidade, pense na possibilidade de instalar uma pequena lâmpada de UV no interior e acender em alguns momentos.

- Não abra a caixa a toda hora. Isso impedirá o controle de umidade e poeira. Quando o fizer para retirar o equipamento, faça em local pouco empoeirado e rapidamente, logo fechando novamente (mesmo sem estar com o equipamento).

- Mantenha sempre observação no percentual de umidade indicado pelo HIGRÔMETRO. Caso perceba um aumento inesperado da mesma depois de um bom tempo com ela controlada, pode ser hora de trocar o desumidificador (observe também se existe água na parte inferior do mesmo, indicando que deve ser trocado).

 

   

Adriano Freitas
Profissional de Informática
(Tecnologia da Informação, TI) e
Neurociência aplicada à Educação
Nova Friburgo, RJ / Rio das Ostras, RJ
Barra de São João, RJ

 

Profissional membro:

Sociedade Brasileira de Neurociencias e Comportamento

Minha Agenda


Nov
25

25/11/2017 8:00 am - 12:00 pm
Disciplina Neurociência do Curso de Extensão de Ensino Religioso do Instituto de Formação de Agentes de Pastoral (IFAP)


 
Nov
27

27/11/2017 - 01/12/2017
Curso de Extensão em Neurociência x Educação - Interno UFJF


 

Lançado livro "Neurociência x Educação" - Garanta já o seu!

Livro

 

Instale o aplicativo AF para Celulares e Tablets de todos os sistemas (Android, iphone, windows, itablet, etc)Aplicativo AF

CONTATO RÁPIDO


Precisa de assessoria em Neurociências e Educação ou Tecnologia, incluindo palestras e aulas? Tem algum comentário? Utilize este pequeno formulário para rapidamente entrar em contato comigo!

Email:
Assunto:
Mensagem:
Para garantir que não se trata de um SPAM, responda: Qual o resultado para 5x4?

 

 

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Principal Celular