Neuroaprendizagem
Neurociência aplicada à Educação
Tecnologia
Desenvolvimento e Suporte em Geral
Mídia
Assessoria e Produção de Audiovisuais

 

ANTENA WINDSURFER PARA MELHORIA DE SINAL WIFI

Vejo constantemente reclamações de usuários domésticos acerca da instabilidade ou pouco alcance do sinal dos roteadores ou access points de sua rede wifi, dificultando inclusive seu acesso à internet. Poucos sabem mas existem soluções rápidas e baratas para muitos desses problemas sem que se tenha que gastar muito dinheiro.

Uma dessas soluções é uma antena concentradora de sinal chamada Windsurfer. Ela se baseia na ideia que uma boa parte dos roteadores ou access points colocados em residências estão próximos à parede. Levando em conta que a antena desses aparelhos projetam o sinal para todos os lados e que o mesmo não atravessa paredes, temos uma perda considerável de sinal (daquele que se dirige à parede). Um bom ganho de sinal é obtido então ao se rebater as ondas emitidas em direção à parede para frente. É justamente isto que esta antena faz (sem contar que com relação ao recebimento do sinal emitido por seu equipamento, ela terá uma área maior de captação, direcionando o sinal de toda essa área para a antena original do roteador/access point).

Importante ressaltar que pelo tipo de onda emitida pelos roteadores/acess points e suas antenas, elas, as antenas, devem estar sempre na posição 100% vertical. Uma outra dica importante é tentar sempre colocar o roteador/access point em uma altura próxima àquela utilizada pelos aparelhos que receberão seu sinal, uma vez que o sinal possui muita perda ao descer ou subir.

Utilizando a antena na vertical, na altura adequada e com o windsurfer, você certamente obterá um ganho expressivo do sinal.

Antena Windsurfer Wifi - Wireless

 

Já para o suporte central da antena, precisará de um papelão sem laminação ou, para algo mais duradouro um pedaço pequeno de acetato (pode ser até radiografias velhas descoloridas com água sanitária). Precisará também de tesoura, estilete e fita isolante.

 

Antena Windsurfer Wifi - Wireless

 

Comece baixando e imprimindo os moldes existentes abaixo. Você pode aumentar seu tamanho se quiser um resultado melhor, mas atente para o fato de ao mudar o tamanho do molde, não alterar sua proporção.

Depois de imprimir os moldes, corte o acetato ou papelão sem laminação seguindo o molde retangular, inclusive fazendo fendas onde no molde há indicação de traços.

 

 

A folha de papelão laminado ou de alumínio deverá ser cortada seguindo o outro molde. Estando com as duas peças devidamente cortadas, curve ambas, encaixando as "linguetas" existentes no molde não retangular nas fendas do molde retangular, dobrando cada uma depois de encaixada e fixando com fita isolante. depois de terminada a fixação de todas as "linguetas" a antena terá a aparência similar as exibidas nas fotos acima. Recomenda-se agora, encapar a parte de trás da antena toda com fita isolante.

feito isso, basta "espetar" a antena concentradora na antena de seu roteador ou acess point e apontá-la para a direção adequada. 

Se tudo correu bem (montagem da antena), posicionamento do roteador, etc., você deverá perceber uma melhora significativa do sinal wireless.

 

Moldes para a antena Windsurfer (originalmente feitos para papel A4)

Antena Windsurfer Wifi - Wireless
Antena Windsurfer Wifi - Wireless

Adriano Freitas
Profissional de Informática
(Tecnologia da Informação, TI) e
Neurociência aplicada à Educação
Nova Friburgo, RJ / Rio das Ostras, RJ
Barra de São João, RJ

 

 

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Principal Celular