Neuroaprendizagem
Neurociência aplicada à Educação
Tecnologia
Desenvolvimento e Suporte em Geral
Mídia
Assessoria e Produção de Audiovisuais

 

Sistema Júpiter (Odontologia / Medicina)

 

Desenvolvo sistemas personalizáveis para empresas e pessoas físicas. Moro em Nova Friburgo, mas consigo prestar consultorias e suporte em para grande parte do Brasil. Minha opção por personalizar sistemas se deve ao fato de eles se tornarem os mais eficientes para qualquer caso, uma vez que são projetados e elaborados para permitir uma adaptação perfeita às reais necessidades da empresa, não para um mercado genérico. Assim, se encaixam no dia a dia da empresa, gerando todos os relatórios e informações realmente necessárias, evitando botões e funções que apenas confundem, não tendo utilização prática.

 

 

O Sistema Júpiter

 

Escolhi o nome JUPITER por se tratar do maior planeta do sistema solar. Isso dá a idéia de que ele será o maior sistema que já desenvolvi. A idéia é que ele possa ser vendido pronto, entretanto, não como outros pacotes de programas.

Ele foi projetado para reunir tudo que já fiz em termos de sistema. E a cada dia aumentar ainda mais, com solicitações de novos clientes. Assim, ele será cada vez maior e mais poderoso. Porém, os clientes que optarem por sua compra, poderão escolher apenas as partes que lhe interessam, "enxugando" os recursos que não utilizarão. Assim, não terão um sistema confuso e cheio de opções sem uso.

Sua estrutura além de permitir a seleção de módulos, ainda permite um "ajuste fino" de todo o sistema ou parte dele para cada caso, se adaptando desde a uma loja até uma indústria, passando por consultórios médicos e dentário.

O Resultado é um sistema com a performance de um sistema personalizado, porém com o tempo de desenvolvimento MUITO MENOR. Dependendo do caso, podendo até ser instalado imediatamente à contratação.

 

 

Características do Sistema Jupiter

 

Base de Dados: MySQL
   
Sistema Operacional: Windows.
   
Impressão: Pode utilizar qualquer impressora instalável no windows, seja ela preto e branco, colorida, laser, jato de tinta, matricial ou outra.
   
Exportação e Importação de Dados: Diversas alternativas para o intercâmbio de dados, inclusive exportação de informações em formatos reconhecidos por programas como Excel (Microsoft) e outros.
   
Acessórios Reconhecidos:

Para melhor performance do sistema no ambiente de trabalho, ele foi projetado para reconhecer e trabalhar com diversos acessórios, entretanto, os mesmos são opcionais, ou seja, se a empresa optar por não utilizá-los, poderá fazer as mesmas operações de forma manual. São eles:

Leitora de Cheques
Leitora de Códigos de Barras
Termoimpressora para código de Barras
Câmeras para registro de fotos dos clientes

 

 

Módulos Planejados/Produzidos

 

O sistema Júpiter é completamente modular, podendo ser disponibilizado apenas com os módulos que atendam suas necessidades. Além dos módulos já produzidos, existem ainda outros em andamento e nada impede que você sugira ou peça módulos e modificações ainda não previstas. Mesmo que seu segmento seja um, você pode optar por incorporar módulos de outro segmento, se isto lhe atender. A idéia é que cada vez mais módulos estejam disponíveis tornando o mesmo o mais completo possível. Importante esclarecer que apesar de modular, todos os módulos presentes passam a interagir uns com os outros, ou seja, evita-se o retrabalho de lançar a mesma informação em diversos módulos. O máximo de automação é obtido (ex: ao dar baixa em um lançamento de contas a pagar, automaticamente um lançamento de DEBITO no caixa é gerado...etc...)

Veja abaixo a lista dos recursos previstos até agora para este segmento. Após o quadro de recursos, você poderá ver alguns exemplos de telas do sistema:

 

Cadastros
Módulo Observações
Pacientes Cadastramento e Gerenciamento dos Pacientes, reunindo todas as informações sobre os mesmos, como convênios, pagamentos, procedimentos médicos/odontológicos, acompanhamentos, fotos de acompanhamentos, gráfico de acompanhamento de tratamento dentário (para dentistas apenas)
Fornecedores Cadastramento e Gerenciamento dos Fornecedores de materiais de consumo específicos, com possibilidade de controlar e emitir pedidos
Funcionários Cadastramento e Gerenciamento dos Funcionários que trabalham na clínica ou consultório
Itens Cadastro e Gerenciamento de Itens utilizados nos procedimentos ou vendidos pela clínica (lentes, seringas, talas, etc)... Permite a inserção de FOTOS diretamente na base de dados, eliminando a dependência de arquivos externos no disco e riscos de inconsistências devido ao apagamento ou movimentação dos mesmos. No cadastro existe a possibilidade de se registrar três formatos diferentes de códigos de Barra para uma melhor automação: EAN-13, 2 of 5, 3 of 9. Entretanto, no caso da saúde, o uso dos códigos de barra não é obrigatório
   
Cadastros Complementares
Módulo Observações
Tamanhos Cadastro que padroniza os tamanhos de materiais utilizados e/ou vendidos pela clínica/consultório, evitando o lançamento de tamanhos similares com descrições diferentes, dificultando as análises estatísticas.
Convênios Cadastro e controle de convênios, agrupando Pacientes e atendimentos/procedimentos por convênio, emitindo relatórios para controle de recebimento e outros
Contas e Sub-Contas Os lançamentos do financeiro para uma melhor organização e controle, podem ser agrupados em contas e sub-contas, permitindo uma visualização parcial e/ou total dos mesmos
Setores Os itens podem ser divididos em setores para facilitar o controle em clínicas multidiciplinares (Ex: Ortopedia, Fisioterapia, Odontologia, Gastroenterlogia...), facilitando a separação para geração de preços, catálogos e relatórios gerais de controle
Grupos de Itens Dentro de cada setor, os itens ainda podem ser classificados em grupos (Ex: Próteses, Consumíveis, etc.), facilitando ainda mais a separação para geração de preços, relatórios de controle, etc...
CID 10 Banco de dados com o Código Internacional de Doenças. Utilizado por médicos. Os dados podem ser acessados para simples consulta ou geração/marcação de procedimentos, emissão de atestados etc...
AMB92/CBHPM 10 Tabela nacional de procedimentos. Os dados podem ser acessados para simples consulta ou geração/marcação de procedimentos, emissão de atestados etc...
Procedimentos Arquivo com procedimentos internos que podem ou não estarem associados a códigos AMB.
Medicamentos Arquivo de Medicamentos comercializados no Brasil
Genéricos Banco de dados com Medicações e seus Genéricos, incluindo princípios ativos, etc. Ótimo recurso para médicos.
Anamneses Para médicos, fisioterapeutas e dentistas, a possibilidade de editar e utilizar diversos modelos de anamneses, totalmente configuráveis através de um prático editor.
Acompanhamentos Possibilidade de Registrar o acompanhamento aos pacientes (histórico), dia a dia, através de texto e também fotos, que são codificadas e armazenadas DENTRO DA BASE DE DADOS, evitando problemas de consistência ao se vincular a arquivos de imagem do disco.
Gráfico Dentário Acompanhamento de tratamento dentário (para dentistas), através de gráfico, com possibilidade de marcação dos dentes e inclusão de códigos de procedimentos para cada dente, diretamente no gráfico.
   
Gestão Administrativa
Módulo Observações
Tabelas de Preços Possibilidade de Criação de uma ou mais tabelas de preços diferenciadas para os mesmos procedimentos, facilitando a gestão de convênios ou procedimentos com formas de pagamento diferenciadas.
Caixa Controle do Movimento de Entrada e Saída de Valores, com possibilidade de vinculação de lançamento a um ou mais cheques do controle de Cheques, a lançamentos do contas a pagar/receber ou a clientes / fornecedores.
Contas a Pagar Controle das Contas a serem Pagas, com possibilidade de vinculação de lançamento a um ou mais cheques do controle de Cheques ou a Clientes / Fornecedores.
Contas a Receber Controle das Contas a serem Recebidas, com possibilidade de vinculação de lançamento a um ou mais cheques do controle de Cheques ou a Clientes / Fornecedores.
Cheques Controle e acompanhamento histórico e estatístico dos cheques emitidos e recebidos, que poderão estar vinculados a diversos lançamentos de outros módulos do sistema, de forma totalmente integrada.
Estoque Controle de Estoque, com opção para controlar itens somente ou agrupados por setor, grupos de itens e/ou tamanho. Este controle é feito de forma integrada com Fornecedores, Pedidos / Encomenda, Consultas, Vendas, etc.
   
Procedimentos / Compras / Vendas
Módulo Observações
Agendamentos Agendamento de Consultas, Revisões e Demais Procedimentos. Controla os horários agendados para cada paciente, informando colisões de horário, automatizando procedimentos de remarcação, encaixe e outros. Permite imprimir agendamentos, visualização em modo texto ou gráfico, envio de e-mail automatizado para os clientes, lembrando / confirmando consultas, exames e procedimentos. A partir da confirmação da presença do paciente, pode ou não gerar automaticamente lançamento a receber do plano de saúde ou no caixa, no caso particular.
Procedimentos Arquivo com os procedimentos possíveis de serem adotados, como consultas, revisões, análise de exames, canal (no caso de dentistas), etc...
Orçamentos Módulo para elaboração de orçamentos personalizados, vinculados a Pacientes-Fornecedores e Procedimentos
Encomendas Controle das encomendas feitas e recebidas, vinculadas Fornecedores de materiais
Vendas Controle de Vendas de Itens, podendo ou não estarem vinculadas a Clientes / Fornecedores / Procedimentos.
   
Outros
Módulo Observações
Atlas de Anatomia Humana Um prático Atlas de Anatomia, com centenas de imagens detalhadas, classificadas por Regiões, sub-Regiões, Sistemas/Divisões, que oferece meios práticos para a pesquisa de informações, bem como possibiliade de Vincular imagens ao paciente e fazer esboço sobre as lâminas do atlas.
CEPS, Logradouros, Bairros, Cidades e Estados Cadastro com cerca de 700.000 logradouros do Brasil. Ele oferece recurso adicional nos módulos de cadastro para que com base no CEP, todo o endereço e DDD passam a ser preenchidos, faltando unicamente o número. Pode-se também verificar os nomes de ruas e bairros, evitando cadastros errados.
Estatística Módulo voltado para análises de resultado, com desvio padrão e outros métodos. Exibe resultado de forma numérica ou gráfica, permitindo ter um panorama geral da clínica/consultório, tanto no que se refere à administração quanto a procedimentos.
Mala Direta Possibilidade de Criação de Cartas e Etiquetas Personalizadas para envio aos Pacientes, Fornecedores e Funcionários com base em diversos critérios como Aniversários, Datas Comemorativas, Inadimplentes, etc
Agendador Ferramenta para agendamento de lembretes, de forma manual ou automática, vinculados a lançamentos de Contas a Pagar, Receber, Encomendas, Pacientes a Atender, etc.
Códigos de Barra Impressão e controles via código de barras, podendo trabalhar SIMULTANEAMENTE com três padrões: EAN-13, 2 of 5 e 3 of 9 - ESTE CONTROLE NÃO É OBRIGATÓRIO NO SEGMENTO DE SAÚDE
Processamento de Imagens

As imagens utilizadas pelo programa (cadastro de itens, acompanhamento de pacientes, Filmes, etc). Podem ser geradas pelo próprio sistema, capaz de capturar imagens do scanner, recortar, ajustar cores, e então codificar na base de dados.

Também é capaz de importar imagens de Tomógrafos, aparelhos de ressonância, ultra-som, etc, desde que utilizem o formato DICOMM (formato médico).

Envio de E-Mails Envio automático de e-mail para o registro do cadastro em visualização (Paciente, Fornecedor, etc), ou para grupo de pessoas com base em diversos critérios (Inadimplência, Aniversário, Datas comemorativas, etc). Diversos modelos pré-programados e possibilidade de inclusão de novos. Os e-mails podem conter anexos, incluindo catálogos e folders gerados pelo próprio sistema. Funciona tanto com servidores de SMTP normais, sem autenticação como com servidores que exigem autenticação de segurança.
Base de Dados de Medicamentos e Substâncias Base de dados sempre atualizada com medicamentos e substâncias registradas e autorizadas pela ANVISA. Permite a consulta dos registros, que são classificados e sinalizados como proibidos, liberados, controlados, etc...
Preparado para integração com o sistems SNGPC da ANVISA Muito em breve, os estabelecimentos que manipulam, utilizam e comercializam medicamentos e/ou substâncias controladas, estarão obrigados a realizar transmissão de arquivos de movimentação para a ANVISA. O Júpiter já está preparado para atender a esta exigência precisando apenas de certas adaptações de acordo com o estabelecimento.
   
Utilidades
Módulo Observações
Telefones Agenda de telefones prática
Calculadora Calculadora simples
Avaliador de Expressões Avaliador de expressões matemáticas complexas, facilitando cálculos como médias ponderadas, juros compostos, etc
Editor de Textos Módulo para permitir a digitação de cartas e documentos com cores, fontes e figuras
Jogos Passatempos e quebra-cabeças para os momentos de espera (pode ser desabilitado)
   
Impressões
Módulo Observações
Acompanhamentos Impressão de acompanhamentos de pacientes (áreas médica e odontologica). Opção para impressão apenas dos textos, textos com imagens, textos e gráfico de tratamento dentário e texto com fotos e gráfico dentário
Lâminas Impressão de lâminas do Atlas de Anatomia, que podem ser puras ou com os esboços e anotações feitos através do sistema.
Receituário Impressão de Receitas, facilitando a localização de medicamentos, genéricos, CID, AMB, etc... Facilita também a geração de declarações e Atestados.
Impressões Relatórios claros, objetivos, listagens com possibilidade de coloração para destaque de itens.
Gráficos Impressões de Mapas e Gráficos estatísticos e de Acompanhamento (na maioria dos módulos de controle - Vendas, Produção, Estoque, etc)
Etiquetas Impressão de Etiquetas para correspondências, para envio aos Pacientes, Fornecedores, Funcionários e/ou Distribuidores e com base em diversos critérios como Aniversários, Datas Comemorativas, Inadimplentes, etc
Catálogo Impressão de Catálogo de Itens com Fotos, incluindo ou não valores, promoções e textos específicos. A impressão de catálogo poderá ser feita em diversos modelos (e novos e personalizados podem ser adicionados conforme a necessidade)
Código de Barras Possibilidade de impressão de Etiquetas de Itens com código de barras em três padrões: EAN-13, 2 of 5 e 3 of 9. A impressão poderá ser feita em impressoras específicas (Termoimpressoras - ARGOX, etc) ou então via impressora LASER ou JATO DE TINTA. - O CONTROLE DE ITENS POR CÓDIGO DE BARRAS NÃO É OBRIGATÓRIO PARA O SEGMENTO SAÚDE
   
Intercâmbio de Dados
Módulo Observações
Exportação Módulo voltado ao intercâmbio de dados, permitindo gerar arquivos em formato CSV totalmente configuráveis, permitindo ao usuário utilizar informações do sistema fora dele, em outros programas ou ainda enviar dados de forma eletrônica para outro colega de profissão para o qual encaminhará paciente, etc.
Importação Módulo voltado ao intercâmbio de dados, permitindo importar para a base dados gerados em outros programas, sem que haja o retrabalho e a re-digitação de informações. Permite ainda receber dados gerados por outro colega de profissão, como históricos de pacientes que ele lhe encaminhou, etc. Se você tem uma lista de fornecedores que algum amigo lhe cedeu, no Excel por exemplo, este módulo lhe permite transpor os dados automaticamente para o sistema, sem ter que manualmente copiá-los.
Exportação para Web Geração de catálogos, procedimentos e acompanhamentos e outros, já em formato HTML, pronto para publicação em sites da internet. Ideal para que médicos e dentistas possam expor suas experiências em sites pessoais, trocando informaçõs à distância
   
Manutenção
Módulo Observações
Backup Módulo para realização de Backups de forma totalmente automatizada, inclusive com possibilidade de agendamento
Query Browser Auxiliar na manutenção da base de dados, bem como ferramenta bastante útil para usuários avançados, onde se pode manipular diretamente a base através de querys em formato MySQL
Atualização Automática de Base de Dados Novas versões e aprimoramentos no sistema normalmente obrigam o desenvolvedor a estar presente na atualização, pois muitas vezes é necessário acrescentar tabelas, campos, alterar configurações da base de dados, o que, supondo uma base de dados cheia, significa risco e necessidade de conhecimento técnico para tal. O Sistema JÚPITER utiliza um moderno sistema de Script, desenvolvido com alta tecnologia, onde atualizações, Backups e até reparos podem ser feitos automaticamente. Com a supervisão do desenvolvedor, mas sem a necessidade de presença in loco do mesmo.
Log Módulo que registra e controla todas as operações realizadas no sistema, incluindo o nome do usuário que a fez, data, hora e detalhamento (valor ou código envolvido)
 
Breve... ainda mais recursos!

 

 

Exemplos de Telas do Sistema JUPITER

Veja abaixo alguns exemplos de telas do sistema. Seria possível escrever bastante sobre ele, entretanto selecionei apenas alguns exemplos do que pode estar a seu alcance com este sistema:

Acesso fácil às funções do programa, que possui um menu lateral sempre visível, agrupando as funções por categorias. Para as funções mais utilizadas, existe uma barra de ferramentas na parte superior do sistema, que você pode configurar da forma que desejar. Para cada usuário poderá haver uma configuração de botões diferenciada.. Além disto tudo ainda existe a opção de acionar algumas tarefas através de teclas de atalho, a qualquer momento.

Sistema Jupiter

Além de ser modular, algumas configurações que em outros sistemas dependeria dos programadores, neste estão disponíveis para o administrador, na própria empresa selecionar (quadro inferior esquerdo). No quadro à direita, podemos ver o painel onde são cadastrados novos usuários para o sistema. Na própria empresa pode-se definir uma nova pessoa e sua senha, para uso do sistema. Pode-se ainda definir que tarefas dentro do sistema esta pessoa estará apta a utilizar. Desta forma, quando a pessoa acessar o sistema, as funções para as quais a mesma não possuir autorização de uso serão bloqueadas.

Um outro recurso extremamente útil em situações onde se precise verificar problemas nos dados é o que pode ser visto no painel superior esquerdo. O sistema registra TODAS as operações realizadas. Gravando informação de DATA, HORA, USUÁRIO e tarefa realizada (inclusive com código dos registros vistos, alterados ou apagados - incluindo até valores de lançamentos do financeiro que foram mexidos). Esses registros podem ser impressos, selecionados por data, usuário, módulo, tarefa, etc. Apenas o administrador do sistema terá acesso a este recurso.

Sistema Jupiter

Uma das filosofias seguidas pelo programa é tornar o usuário ao máximo independente em suas solicitações, evitando que tenha que recorrer a mim para tudo de novo que precisar do programa. Para que isso possa se realizar, foram desenvolvidos diversos recursos até então não presentes em outros sistemas do gênero. Um deles é o filtro programável, onde os dados do arquivo podem ser selecionados usando critérios criados pelo próprio usuário. Isto significa independência, pois não são apresentadas opções fixas de pesquisa (por nome, por bairro, etc)... O USUARIO CRIA SEU CRITÉRIO, que pode ser por um determinado campo apenas ou por um critério mais complexo, como mostrado abaixo:

Sistema Jupiter

Os Acompanhamentos de pacientes podem ser registrados inclusive com fotos e gráficos, que ficam armazenados diretamente na base de dados, de forma comprimida. Não são arquivos externos. Uma vez armazenadas na base de dados, caso haja necessidade, as imagens originais podem até ser apagadas do disco... Dentro do sistema os itens continuarão com as fotos. Existe também a opção de escanear, processar e armazenar as fotos diretamente na hora do cadastro, evitando ter que se recorrer a programas gráficos externos, gravar arquivo, etc...

Sistema Jupiter

Acima você pode ver um exemplo de acompanhamento dentário, já registrado. Abaixo, um exemplos de acompanhamentos para a área de ortopedia:

Sistema Jupiter

As imagens adicionadas podem ser vistas em tela cheia, veja abaixo:

Sistema Jupiter

O Sistema também pode contar com um prático e completo ATLAS de ANATOMIA HUMANA, permitindo busca rápida e eficiente às imagens. Veja um exemplo:

Sistema Jupiter

Além do atlas em si, é possível anexar as imagens do mesmo às fichas dos pacientes, fazendo ainda esboços sobre a imagem e registrando observações procedentes:

Sistema Jupiter

Alguns cadastros, como o de itens também permitem que sejam armazenadas fotos nos registros, permitindo que o sistema gere catálogos com imagens dos materiais. Esses catálogos são totalmente configuráveis, podendo ser impressos com ou sem preço, etc...

Sistema Jupiter

Controle de cheques totalmente integrado. Os lançamentos dos cheques são feitos através de entradas no CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER, CADASTRO DE CLIENTES, CADASTRO DE FORNECEDORES, etc... Eles ao serem lançados permanecem em aberto até que se tenha uma posição sobre sua compensação. Depois podem ser registrados como PAGOS, SUSTADOS (c/contra-ordem) ou SEM FUNDOS. Desta forma, se pode ter um histórico dos cheques por vendedor, cliente, fornecedor, data, banco, etc, pondendo inclusive gerar gráficos para acompanhamentos, etc. O usuário não precisa digitar muita coisa sobre o cheque, através do código de barras dele (digitado ou capturado da leitora de cheques) o sistema é capaz de identificar banco, agencia, conta, etc.

Sistema Jupiter

Ferramentas auxiliares estão presentes em todo o sistema para facilitar seu uso. Uma delas é uma calculadora com fita, que pode ser acionada a qualquer momento através de tecla de atalho.

Sistema Jupiter

Para aqueles que necessitarem de cálculos mais complexos, um avaliador de expressões matemáticas está disponível, conseguindo interpretar cálculos mais complexos, incluindo o uso de parênteses. Evita completamente o uso de papel para cálculos necessários em alguns casos (juros proporcionais, média ponderada, etc).

Sistema Jupiter

Um prático editor de textos permite ao usuário fazer cartas para mala direta e outros documentos simples sem ter que recorrer a programas externos. O texto pode conter diversas formatações de letra, cores, figuras, podendo ser salvo em padrão RTF, reconhecido pela maioria dos programas do mercado.

Sistema Jupiter

À esquerda, um agendador, que permite agendar lembretes por data, gerando um alarme nas datas e horários desejados. Existem diversas opções para configuração dos lembretes, que podem ser gerados automaticamente pelo sistema, atraves do CONTAS A PAGAR, RECEBER, PROCEDIMENTOS, CONSULTAS, etc... Os lembretes podem ser cadastrados também com periodicidades (dia, semana, mês, ano...).

À direita, uma agenda de telefones, onde você poderá cadastrar de forma muito simples aqueles telefones que deseja ter sempre à mão, sem que sejam clientes, fornecedores ou funcionários. Com o uso de um simples atalho em qualquer ponto do sistema, você terá acesso a esta agenda, podendo rapidamente localizar o telefone desejado.

 

 

Sistema Jupiter Sistema Jupiter

 

Custo

Por ser um sistema modular e totalmente customizável, conforme dito no início desta página, seu custo se torna totalmente flexível, variando de acordo com os módulos desejados e as adaptações que se julgar necessárias. Assim, nada melhor do que um contato para que possa ser gerado um orçamento específico para seu caso.

Utilize o formulário ao lado desta página para nos enviar uma mensagem!

 

Adriano Freitas
(Tecnologia, Informática,
Neurociência e Educação)
Nova Friburgo, Rio das Ostras,
Barra de São João, Casimiro de Abreu,
Bom Jardim / RJ)

 

 

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Principal Celular