Neuroaprendizagem
Neurociência aplicada à Educação
Tecnologia
Desenvolvimento e Suporte em Geral
Mídia
Assessoria e Produção de Audiovisuais

 

Livro Neurociência x Educação 1

 

CAPA e INFORMAÇÕES

Tenho orgulho de lançar um livro, feito com todo carinho para introduzir pais e educadores no mundo das neurociências no tocante ao processo de aprendizagem/educação.

Tamanho: 14cm x 21cm
Páginas: 132
ISBN 10: 1549689886
ISBN 13: 978-1-54968-988-8 (Amazon)
ISBN 13: 978-1-64136-547-5 (Independente)

Veja abaixo a capa:

 

Livro Neurociência x Educação

 

SOBRE O LIVRO

As neurociências estudam o cérebro e consequentemente tudo que se relaciona com ele. Obviamente que a aprendizagem é fortemente influenciada por seu funcionamento, afinal, nosso raciocínio e nossa memória são trabalhos dessa máquina fantástica!

Na cidade de Nova Friburgo tenho sido responsável por cursos de extensão em Neurociências e Educação da Universidade Federal Fluminense. Durante minha experiência com diversas turmas destes cursos, tenho observado nas pessoas que me procuram uma necessidade no sentido de obterem materiais e capacitações que falam a língua deles e não de pesquisadores ou acadêmicos de neurociências. Em sua maioria são principalmente profissionais de educação e pais de crianças e adolescentes que veem nas neurociências um recurso extraordinário para uma melhoria do processo de aprendizagem e até da qualidade de vida.

Em nossos cursos de extensão, tenho trabalhado justamente com a ideia de apresentar os conteúdos de forma leve e bem simplificada, para que profissionais de outras áreas e até quem não é profissional possa facilmente entender os conceitos, aplicando-os em suas atividades. Penso que esse seja o motivo que faz os cursos atraírem tanta gente da região, gerando uma verdadeira disputa de vagas cada vez que uma nova turma é disponibilizada.

Não espere deste livro um compêndio de termos técnicos, referências científicas e conceitos profundos. Espere uma visão ampla sobre diversos mecanismos de nosso cérebro bem como exemplos e dicas para adequação dos conceitos das neurociências em nosso dia-a-dia, principalmente no que direta ou indiretamente afeta a memória e a aprendizagem, afinal, é um livro destinado a profissionais de educação e comunidade em geral e não a médicos e pesquisadores.

Ele foi escrito com base na experiência em sala de aula, reunindo conceitos originais do primeiro módulo do curso de extensão que ministro e mais questionamentos feitos ao longo desses anos.

Ao longo de todo o texto, fiz questão de registrar os conceitos com base na minha visão sobre cada tema, apresentando, assim, um livro que reflete também minha forma de pensar sobre os assuntos.

Começo este trabalho falando da estrutura do cérebro, de nossa ferramenta, para só então entrar em questões diretamente relacionadas ao aprendizado, com a memória, por exemplo.

Finalizando, torço para estar plantando uma semente e que os conceitos aqui apresentados sejam de real utilidade para o dia-a-dia de todos.

 

PREFÁCIO

Diversas pessoas fazem parte de meu convívio atual em vários segmentos. Resolvi então que o prefácio do livro na verdade seria dividido entre várias pessoas. Reproduzo abaixo os textos recebidos e que estão publicados no livro:

 

ALINE CHERMONT

Os estudos das Neurociências vieram desvendar como se processa a aprendizagem na magnífica e perfeita máquina que é o cérebro humano e não há como nós, pais e/ou educadores, desconsiderarmos as descobertas nesta área. Ao contrário, devemos nos apropriar destes conhecimentos para, enquanto pais, utilizarmos estas contribuições na imprescindível tarefa de educar e acompanhar o desenvolvimento dos nossos filhos. E como educadores, apurarmos o olhar em relação aos nossos alunos, não só acompanhando o desenvolvimento destes com mais refinamento, mas ainda, oportunizando situações que enriqueçam a prática e estimulem o aprendizado, a criatividade, a superação e os talentos. Assim, Adriano Freitas está contribuindo brilhante-mente na formação de muitos com a oferta do curso “Neurociências X Educação”, em dois módulos, mais a ação denominada “Neurocafé”, associados ao Programa de Extensão Sustenta-Vida, da Universidade Federal Fluminense, contemplando não só friburguenses como moradores de municípios circunvizinhos, fazendo grande sucesso e gerando uma considerável fila de espera para novas turmas do curso. Com sua admirável determinação tornou-se autor desta exímia obra com o intuito de difundir seus conhecimentos nesta área e alcançar uma quantidade infinita de leitores, visto que o prazer em buscar e transmitir conhecimentos é uma característica marcante do autor, bem como seu talento para inovação.

Aline Chermont Warol Teixeira
Pedagoga, Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade
Federal Fluminense (UFF), Técnica em Assuntos Educacionais do ISNF - Instituto se Saúde de Nova Friburgo - UFF e
Professora na Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (RJ)

 

AMAURI FAVIERI RIBEIRO

Um mundo em exploração - Conectados por fibras nervosas, os 2 hemisférios que compõem nosso cérebro são responsáveis, entre outras coisas, pelo controle de habilidades, das emoções, processos lógicos e pensamentos intuitivos. Em relação a essas descobertas, muitas revelações ainda estão por vir. Estudos mais recentes destacam que o processo de aprendizagem envolve toda estrutura cerebral. Ele, nosso cérebro, é o responsável por todas as ações voluntárias ou involuntárias realizadas pelos seres humanos.

Um ser humano inquieto, uma alma em constante mudança, Adriano Freitas odeia mesmices, adora desafiar conceitos e modelos dominantes existentes em nossa sociedade. Combinando fluência em processos de trabalho na universidade, com prudência no implementar de suas ações, o autor dessa obra detesta o lugar comum, o comodismo. Sua atuação na área de neurociências é prova desse inconformismo.

Amauri Favieri Ribeiro
Diretor do ISNF – Instituto de Saúde de Nova Friburgo
UFF – Universidade Federal Fluminense

 

CELINA MULLER

Foi através de um cão que nos aproximamos, eu, uma protetora de animais, e ele, Adriano Freitas, saudoso que estava pela ausência de Lobinho, um cão comunitário aqui de Nova Friburgo, com o qual mantinha uma amizade, e que havia temporariamente desaparecido das ruas. Nos empenhamos em uma intervenção, junto com a população da cidade, para salvá-lo de uma situação perigosa. Tivemos êxito, conseguindo para ele um final muito feliz, e desde então eu pude conhecer este SER HUMANO, assim, com letras maiúsculas, que, se possível, sempre fará o melhor para o bem de todos. Movido a justiça e afeto, esse meu amigo querido já ajudou muitos animais, e vem trabalhando incansavelmente para transformar a vida deles em nossa cidade, para que tenham carinho, dignidade e respeito, sem nenhuma vaidade em desfrutar dos louros por isso. Ele não percebeu, mas, por todos os feitos que alcançou em prol dessas vidas, transformou-se em um grande Protetor dos Animais.... Sou testemunha da correção de seu caráter, persistência, generosidade, sempre justo e incorruptível. Por ele tenho uma enorme gratidão e serei sempre grata, e dou-lhe os parabéns por mais este feito alcançado, um livro. É um ser dotado de uma inteligência ímpar, e que tem uma alma que reluz. Sempre ao seu lado estão sua esposa, sua filha e Bean, seu adorável cão, que podem usufruir de uma vida luminosa ao lado deste ser brilhante...

Celina Muller
Presidente da CPA – Cooperativa de Trabalho de
Proteção Animal de Nova Friburgo

 

FERNANDA VOLPE ABREU

É uma grande honra para mim prefaciar o livro Neurociência X Educação 1 – Entendendo o Mecanismo, do autor Adriano Freitas, que é um total apaixonado pelo assunto. Trabalho com o Adriano já há algum tempo, na Universidade Federal Fluminense – Nova Friburgo e ainda, mais de perto, no Programa de Extensão Sustenta-Vida, no qual ele já ministrou inúmeros cursos sobre o assunto abordado em seu livro.

A Neurociência é o estudo do sistema nervoso e sua funcionalidade e ela tem a competência de nos revelar esse maravilhoso processo de reação do cérebro aos novos estímulos.

Esta admirável obra aqui apresentada, trata o assunto de forma simples e com uma linguagem bastante acessível aos pais, alunos e profissionais da educação em geral mostrando os mecanismos físicos que interferem no comportamento e na aprendizagem de estudantes, abordando a maturação do cérebro, mecanismos de memória e alguns transtornos.

Para os que tiverem o privilégio da leitura deste livro, será um verdadeiro mergulho em um mundo fantástico que é o nosso cérebro, suas conexões, sinapses e seus processos de memorização. O que, sem dúvida, será de grande valia para todos que estejam envolvidos nos processos da educação e aprendizado.

Não poderia concluir sem parabenizar o autor por nos presentear com essa oportunidade de nos transportarmos para o magnífico mundo da aprendizagem de forma tão prazerosa e envolvente.


Fernanda Volpe de Abreu
Cirurgiã dentista, doutora em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,
professora associado de Odontopediatria dos cursos de graduação e pós-graduação (mestra-do) da
Universidade Federal Fluminense Nova Friburgo (RJ)

 

AMOSTRA

Veja abaixo o índice e uma pequena amostra do livro:

 

COMO COMPRAR

O livro está disponível em versão eletrônica (para Kindle, Android, IPad, IPhone e PC) e também em versão impressa. Num primeiro momento, enquanto não é vendido diretamente no Brasil, estamos promovendo uma venda direta em Nova Friburgo.

  

 

Para adquirir A VERSÃO IMPRESSA diretamente de Friburgo
(por hora ainda não estã sendo vendido no Brasil, apenas através do autor),
envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em breve estaremos organizando um encontro com o autor
para entregar os livros comprados em pré-venda

 

 

 Adquira aqui seu livro em FORMATO ELETRÔNICO para várias plataformas:

(AMAZON)

ou

 

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR NA SARAIVA

 

 

Adriano Freitas
Profissional de Informática
(Tecnologia da Informação, TI) e
Neurociência aplicada à Educação
Nova Friburgo, RJ / Rio das Ostras, RJ
Barra de São João, RJ

 

Profissional membro:

Sociedade Brasileira de Neurociencias e Comportamento

Lançado livro "Neurociência x Educação" - Garanta já o seu!

Livro

 

Instale o aplicativo AF para Celulares e Tablets de todos os sistemas (Android, iphone, windows, itablet, etc)Aplicativo AF

 

 

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Principal Celular