Perguntas e Respostas
Nesta parte do site disponibilizo perguntas e respostas recebidas através da plataforma QUORA ou mesmo por e-mail ou whatsapp. Tento dar sempre que possível respostas consistentes e ao mesmo tempo curtas. As perguntas estão classificadas por assuntos e "sub-assuntos" para melhor organização, porém, atente para o fato de as vezes uma pergunta poder se enquadrar em mais de um tópico e nem sempre poderá estar presente em todos. Caso queira enviar sua pergunta também, pode fazê-lo através de mensagem no formulário existente neste site, whatsapp, e-mail ou através da plataforma Quora. Abaixo você verá a data da última atualização para que saiba se existem novas respostas desde a última vez que visitou o site.

 

Com toda certeza! A leitura estimula diversas áreas do cérebro, nos ajudando a desenvolver diversas habilidades, desde aquelas ligadas à linguagem, passando por criatividade, raciocínio lógico e até empatia!
Pesquisas indicam que a crença em superstições é inversamente proporcional aos conhecimentos científicos, ou seja, quanto mais se tem conhecimento das ciências, menos se acredita nas superstições. O homem busca sempre dar sentido a sua vida e também fugir de problemas, achar soluções para suas aflições. Isso tudo buscando o menor esforço possível. Assim, é cômodo e atrativo para aqueles que não possuem conhecimentos aprofundados em determinada área acreditar que algo bem simples possa o livrar de problemas.
Nem 6 horas nem 6 horas e meia e nem menos que isso fazem mal!!!! Já se sabe que existem pessoas com necessidades de sono diferentes. Assim, uma pessoa que dorme 5 horas, 6 ou 6 e meia não necessariamente é insone. Se sabe se a pessoa tem algum problema ou não pela forma como acorda. Se dorme pouco mas sempre acorda bem, com disposição, sem dores de cabeça, então não há com o que se preocupar.
.
Esse limite é mito, não existe!
Eu o consisero SUPER diagnosticado. Ele normalmente é erroneamente diagnosticado e confundido com tudo, principalmente coisas que não são TDAH são tidas como sendo.
Não há resposta para esta pergunta. Ainda não se chegou a esse limite nem em pesquisas.
Possível é, mas certamente não será feito com o melhor desempenho e qualidade!
Os seres humanos não possuem um comportamento padronizado, matemático. Cada pessoa possui sua vivência, sua personalidade, características inatas e outros fatores que interferem nesse tipo de comportamento. Chorar ou não chorar não é o mais relevante. Importante e não tornar a melancolia e tristeza em um processo depressivo. Se as situações se tornarem muito incômodas e frequentes, importante ter o apoio de um profissional.
Claro que existe ajuda, porém não penso que deva a princípio buscar um médico e sim um bom psicólogo…
Situações diferentes.O bocejo é contagioso porque sua visão ativa áreas chamadas de neurônios espelho e outras que fogem ao controle do córtex pré frontal do cérebro e por isso geram uma imitação em quem está vendo. Já checar mensagens no celular não tem este mesmo efeito, tendendo mais para o hábito, TOC ou vício.
Pode ter muito impacto ou nenhum, depende. O que gera consequências não é o jogo em si mas como o indivíduo lida com isso. Da mesma forma que tem gente que bebe e não vira alcoólatra, tem gente que joga e nada de ruim ocorre, pelo contrário. Por outro lado alguns bebem um gole e viram alcoólatras assim como os que jogam e possuem diversos efeitos negativos deste uso do jogo. Vários são os fatores que podem fazer com que a pessoa tenha bons ou maus efeitos, que incluem tendências inatas, vivências, relacionamentos sociais, etc.
Claro que o cérebro. O SSD não é nem de longe equivalente a capacidade do cérebro!
Não existe uma resposta mágica, porém, podemos dizer que diversas coisas contribuem para uma boa consolidação de memórias, como uma boa noite de sono, preparação para este sono, respeito às necessidades do corpo (não se forçar a dormir fora do horário de sono natural ou por mais ou menos tempo), evitar a todo custo remédios para dormir, drogas e bebidas alcoólicas, ter rotinas de estudo e leitura adequadas. É um longo assunto.
Toda. Tudo que adquirimos de informação durante o dia na verdade fica armazenado em memórias de curto prazo, operacionais. Quando dormimos é que elas são "passadas a limpo" em memórias de longo prazo. Esse processo é chamado de consolidação de memórias. Problemas com o sono, uso de remédios para dormir e outros afetam diretamente a memória.
Existem protocolos para avaliação de características, dentre elas a fundamental é a falta de empatia. Lembro que hoje já se sabe que a psicopatia, diferente da sociopatia é inata, ou seja, uma característica que vem com a pessoa. A criação e vivência podem amenizar porém a característica estará sempre lá. Um bom profissional seguirá diversas etapas dentro dos protocolos preconizados até chegar a esta conclusão.
Não há evidência científica desses resultados. Existem muitas variáveis quando o assunto é doença. Um conjunto de fatores pode ter interferido para os resultados, o que não significa necessariamente ter sido exclusivamente por causa da homeopatia. Vale aqui observar que alguns efeitos observados em humanos como efeito placebo e viés de adesão possuem pesquisas em animais e demonstram que existem em algumas espécies também e podem ser variáveis a serem consideradas no caso.
Depende muito. O ser humano não tem precisão matemática. Cada um reagirá de uma forma dependendo de muitas variáveis. Alguns podem não alterar em nada seu futuro, outros podem se matar…Realmente não há regra. Depende.
Com o cair da Noite. O que sabemos é que diversas estruturas evoluíram até o homo sapiens para preparar o indivíduo para o sono quando há uma mudança na luminosidade do ambiente. Hora exata impossível saber, assim como hoje TB não conseguimos (existem vespertinos, matutinos, etc).
Depende! Não existe regra. Cada indivíduo é único e reage de acordo com características inatas e formadas pelas vivências.
Colocaria tranquilamente. Se ele estuda direito, aprende os conteúdos, as provas são apenas mais uma atividade. O problema é que os alunos estão estudando para prova e não mantendo uma rotina de estudos para aprender de verdade. O resultado são crianças que no ano seguinte não lembram quase nada do ano anterior. Eu diria mais: Gostaria ainda mais se as provas fossem em dias alternados sem aviso prévio.
Não eram pra ser… Talvez o recomeço não esteja sendo encarado e realizado da forma adequada… Tudo depende de sua percepcão sobre este recomeço. Se suas vivências te levam a tê-lo como uma nova oportunidade, não será entediante, porém, se você se desenvolveu imaginando que recomeços são apenas retrabalhos, aí realmente será entediante!
Características de sua personalidade, criação e vivências. Se isso te faz mal, seria legal buscar um profissional competente que certamente conseguirá te ajudar a mudar isso e ter uma vida bem mais leve.
A nossa percepção da realidade é uma criação de nosso cérebro com base nos estímulos sensoriais recebidos, que são muito falhos. Ele então os "completa" e nós da a sensação da percepção da realidade. Isso é feito com base em conhecimentos anteriores e vivências. Podemos então dizer que a realidade percebida por um indivíduo pode e é diferente da realidade percebida por outro. Em suma: A realidade é criada pelo observador, mas usando elementos do observado.
Porque ele gosta de ser o centro do universo, ter atenções voltadas para ele. Ser supervalorizado até em suas futilidades.
Desculpe, mas está querendo ter demência, dependência química, problemas de apetite, problemas de memória, e tantos outros? Este tipo de remédio é desastroso se usado no dia a dia. As pessoas estão abusando. Inclusive médicos, receitando mesmo sabendo que o uso é só para emergências. O estrago a médio longo prazo é gigantesco e irreversível. Se quer realmente passar por isso, busque um médico neurologista que se preocupe mais com o dinheiro da consulta que com sua saúde e peça. Ela vai dar várias e dizer que não tem problema em tomar, para voltar sempre que precisar! No meu podcast já falei sobre esse assunto com mais detalhes.
O apito reduz a energia, porém, aumenta a vibração de estruturas receptoras de estímulos auditivos, que recebem o som como vibração. É mais danoso uma vibração excessiva do que a pressão do vento, que precisaria ser muito grande e compassada para gerar vibração equivalente.
Depende. Não há como dar uma resposta que sirva para todos. O ser humano não é matemático. Cada um é cada um e o QI é um índice que não é determinante nem uma regra para todos os autistas tidos como de "alto funcionamento".


Informações

Para mais informações sobre meus projetos ou para consultas sobre participação em palestras, eventos, cursos ou mesmo desenvolvimento e gestão de projetos em tecnologia, utilize o formulário abaixo para entrar em contato comigo!